sexta-feira, 13 de maio de 2011

O ESTÉTICO E O FUNCIONAL [adaptado]

Sinto-me no dever de tecer alguns comentários acerca do Projeto do Partido dos Trabalhadores, liderado pela atual prefeita de Fortaleza, intitulado Fortaleza Bela. Sinto-me no dever, porque fui um dos cidadãos que contribuiu para a vitória deste projeto. Do ponto de vista estético, não sei qual é o paradigma adotado como referencial, haja vista o estado deplorável das vias nos mais variados logradouros do nosso município. As lojas e oficinas que trabalham com suspensão de veículos, provavelmente devem estar achando uma “beleza”. Contudo, nós, cidadãos fortalezenses de uma maneira geral, estamos achando uma coisa “horrível”. Do ponto de vista funcional, me faz lembrar uma frase escrita na traseira de um veículo: ”velocidade controlada por buracos”.
Reconheço que a atual administração tem dedicado uma atenção especial à Educação. A oferta de uniforme, material didático, merenda escolar e transporte aos estudantes da rede pública é louvável. Entretanto, o principal, que é a melhoria das condições salariais e de trabalho dos professores, deixa muito a desejar. Some-se a isto a decisão política de reformar o estádio Presidente Vargas. Penso que perdemos a oportunidade de aproveitar “a onda” da copa para viabilizar um projeto de construção de um novo estádio, em local mais apropriado, com infraestrutura de estacionamento. O estádio Presidente Vargas encontra-se localizado vizinho a uma Instituição Educacional (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE) numa zona de denso tráfego de veículos e pedestres, sem nenhuma infraestrutura de estacionamento, onde é flagrante o desrespeito ao código de postura urbana, com veículos estacionados sobre as calçadas e a praça. É a permissividade das autoridades constituídas e o aviltamento da cidadania do fortalezense. Quando há jogo coincidindo com o período letivo do IFCE, é um verdadeiro transtorno para os alunos e servidores. Acontecem “arrastões”, assaltos, assédios às nossas alunas dentre tantos outros transtornos. Nos dias de jogo, como hoje, 11/05/2011 (Ceará versus Flamengo) os alunos, que são os mais afetados por terem que utilizar transportes coletivos, chegam até mesmo a ligar para os professores perguntando haverá aula. Penso que devemos discutir esta questão com os alunos e os seus pais para solucionar o problema. Temos duas opções: 1. Oficializar no calendário letivo recesso no turno noturno nas datas em que acontecerem os jogos; ou 2. Buscar a sensibilização dos vereadores, os quais são escolhidos por nós, no sentido de aprovarem uma Lei que permita o funcionamento do PV somente aos sábados, domingos e feriados. Mas, pode até ser que surja uma terceira alternativa: demolir os prédios do IFCE para construir estacionamento para o PV.


José Valdeci de Lima,
Professor do IFCE.
================================================================================

Eis mais uma questão polêmica relacionada ao poder público. Faço minhas as palavras do estimado professor, Valdeci Lima. Somos forçados a abdicar do direito de aprender em dias nos quais ocorrem algum evento no estádio Presidente Vargas. Até quando seremos escravos das condições abusivas que nos são impostas "sem querer" pelas "autoridades competentes"? Antes os nossos problemas com as autoridaes se resumissem a esse. Saneamento, obras inacabadas, marginalização da sociedade... São tantos que se pararmos para falar de cada um deles aqui talvez um ano inteiro não fosse suficiente. Porém, o primeiro passo tem de ser dado e, desta vez, quem o fez foi o professor Valdeci. Cabe agora colocarmos o nosso intelecto e o desejo de mudança em prática. Apresentemos, então, soluções que, ao nosso ver, possam ser cabíveis ao problema. Quem sabe uma "santa alma" da administração pública nos olhe com bons olhos e nos faça a "gentileza" de solucuinar esse problema? Lamentavelmente dou meus sinceros parabéns ao professor. lamentavelmente pois, apesar de ser uma crítica excelente, ainda é um problema.

0 Comments:

Postar um comentário